A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) realizou nesta quarta-feira (11) o Seminário da Caravana da Saúde. O evento, realizado na Escola de Saúde Pública, foi voltado aos técnicos e profissionais de saúde dos cinco municípios da região norte do estado (Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Alcinópolis e Rio Verde de Mato Grosso), onde foram apresentados e debatidos os trabalhos da Caravana da Saúde a serem realizados na sua primeira visita, em março, no município de Coxim. A reunião contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de saúde Nelson Barbosa Tavares, representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e profissionais da área da saúde.
Durante o discurso de abertura do evento, o governador Reinaldo Azambuja destacou os objetivos da Caravana da Saúde para cada microrregião que será visitada e também a importância da participação dos profissionais de saúde na construção e planejamento das ações para a sua melhor eficiência.
“Desde o início do nosso governo temos a saúde com prioridade. A Caravana da Saúde será o início da reestruturação dos serviços de saúde em Mato Grosso do Sul. A saúde é um direito do cidadão e é através deste projeto que levaremos o atendimento imediato para a população. Não vamos impor nenhuma decisão sem consultar antes os nossos profissionais, por isso o Seminário foi criado, queremos ouvir a opinião de vocês e suas sugestões”, disse Reinaldo.
 
 
Para o secretário de estado de saúde, Nelson Barbosa Tavares o engajamento dos profissionais de saúde será primordial para que o Caravana atinja seus objetivos. Segundo o secretário, a Caravana da Saúde não se limitará a levar atendimentos em apenas um dia, mas também em mantê-los com qualidade.
“Desde planejamento da Caravana há um grande engajamento para que o projeto alcance seus objetivos. Além dos atendimentos imediatos nossa missão será manter a qualidade em todas as microrregiões visitadas, evitando que a situação de filas volte a ser um problema para a população. É de se destacar o empenho do Governo do Estado para que a população esteja devidamente amparada na área da saúde”, disse o secretário.
Durante toda a manhã cerca de 300 profissionais da região norte do estado participaram do workshop, juntamente com técnicos da SES, instituições parceiras e secretários municipais de saúde para a pactuação de serviços.
 Caravana da Saúde
 A Caravana da Saúde visitará 11 microrregiões mensalmente se estendendo até janeiro de 2016. Com início previsto para o dia 29 de março no município de Coxim, o programa tem como objetivo reestruturar os serviços de saúde nos polos regionais envolvendo uma grande estrutura de profissionais e equipamentos para atender a demanda acumulada de cirurgias e exames no interior do Estado.
Além de Coxim, a Caravana irá percorrer os municípios polo de Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Campo grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Naviraí e Jardim.
A Caravana da Saúde consiste em ações de pequeno e médio prazo com o objetivo de incrementar o Sistema Público de Saúde (SUS), acabar com as filas de espera por atendimento e capacitar médicos do interior em cirurgias mais complexas.

Fonte: www.saude.ms.gov.br