O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (24) a notificação de 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 municípios de nove estados do país, praticamente todos na região Nordeste. Pernambuco possui a maior parte dos casos suspeitos: são 487 registrados até o momento.

De acordo com o ministro da saúde, Marcelo Castro, a principal hipótese para o surto de microcefalia é o contagio com o Zika vírus. “O Zika era visto como uma dengue mais branda, também transmitido pelo Aedes, porém agora ele está sendo relacionado com os casos de microcefalia”. Segundo ele, essa relação ainda não foi confirmada, mas com o avanço das pesquisas, as chances são altas. ”Pesquisadores da Fiocruz encontraram o vírus no líquido amniótico de duas grávidas da Paraíba”, informou.

Castro destacou que não existe registro na história da medicina sobre a microcefalia ligada ao Zika vírus. “O Brasil está sendo o primeiro país a investigar essa hipótese. Vamos ter que experimentar as tecnologias novas para tentar combater o mosquito vetor, porém, para termos bons resultados é preciso uma ação conjunta entre o Ministério, estados e municípios”. O ministro destacou a importância do engajamento dos municípios nessa luta contra o mosquito. “Contamos com os estados e municípios para realização de mutirões e campanhas locais", convocou.

Confira a nota do Ministério da Saúde sobre microcefalia