O governador André Puccinelli e o prefeito da Capital, Nelson Trad Filho, autorizaram na sexta-feira (25/06) a construção do Hospital do Trauma, localizado ao lado do prédio da Santa Casa de Campo Grande. “A Santa Casa é dos hospitais mais emblemáticos do nosso Estado e o mais importante. Esta parceria com a prefeitura enfim beneficia toda a população com um novo hospital especializado”, disse o governador.

Segundo o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, além de dar à Capital um hospital equipado e especializado para atender a uma das maiores demandas da cidade, que são os casos de trauma, a parceria dá um objetivo ao chamado último “elefante branco” do Estado. Trad afirma que com o apoio do governador André Puccinelli está sendo possível terminar os prédios públicos inacabados priorizando o bem-estar da população. “Não temos mais esqueletos de obras públicas no nosso Estado e com a construção do Hospital do Trauma ganharemos um centro de atendimento que vai desafogar a nossa Santa Casa que é de uma enorme importância, sendo a quarta maior do País”, observou o prefeito.

“Ainda como prefeito de Campo Grande nós já estudávamos uma forma de dar uma funcionalidade para este prédio inicialmente destinado ao antigo Previsul e mais tarde seria um hospital para atendimento de ginecobstetrícia, mas vários entraves impossibilitaram que isso acontecesse. Por isso, estamos felizes hoje de assinar a autorização para a construção do Hospital do Trauma neste prédio. Assim, cada vez mais o Estado ganha um centro de ponta no atendimento médico, com tudo que as melhores UPAS [Unidades de Pronto Atendimento] têm em todo o País”, lembrou Puccinelli.

Para o presidente da Junta Interventora da Santa Casa, Pedro Chaves dos Santos Filho, a construção do novo hospital significa um grande avanço para saúde em Mato Grosso do Sul, priorizando o bom atendimento à comunidade. “Agradeço ao governador André Puccinelli e o prefeito Nelson Trad pelo empenho em viabilizar recursos para a construção do Hospital do Trauma, este é um passo importante para a saúde, construindo um hospital que será referência neste tipo de atendimento”, afirmou Chaves.

O hospital, que fica rua 13 de Maio, recebe investimentos de R$ 17 milhões e terá 138 leitos de enfermaria, seis salas de cirurgia e 12 leitos no CTI, além de uma passarela ligando a unidade à Santa Casa. A previsão é que as obras sejam concluídas no mês de dezembro. Os recursos foram viabilizados pelo deputado federal Waldemir Moka, que também esteve presente na solenidade.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, o novo hospital de Campo Grande vai desafogar o atendimento da Santa Casa. “A Santa Casa tem o perfil de atender a maioria das emergências e boa parte delas é decorrente de acidentes com traumas, isso pressiona a demanda e um lugar específico vai desafogar muito este que é o mais importante hospital de Mato Grosso do Sul”, diz a secretária. Conforme o prefeito Nelson Trad Filho, atualmente a Santa Casa realiza, em média, duas mil cirurgias todos os meses. Deste total, mil são de politraumatismos.

Fonte: Site SES