COSEMS/MS participa da 1ª Assembleia Geral Ordinária da Assomasul para falar sobre o Previne Brasil e o enfrentamento da Covid-19
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS – COSEMS/MS participou da 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2022, da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul – Assomasul, realizada na tarde do dia 19 de janeiro, para falar sobre o programa do Governo Federal Previne Brasil e sua nova forma de financiamento.
Na ocasião o Presidente do COSEMS/MS, Rogério Leite falou sobre as alterações no programa e fez um panorama das ações de enfrentamento da Covid “hoje falei sobre todos os detalhes para que nenhum município perca recurso. A atenção primária é financiada em 30% pelo Governo Federal e 70% fica às custas dos municípios. Caso não cumpram alguma meta do programa, deixarão de receber o devido recurso”.
“Dentro do plano estadual, podemos ter uma ferramenta para fazer a compilação dos dados de todos os municípios, e caso algum município não esteja cumprindo as metas, teremos tempo de dar toda assistência, para que seja feito os ajustes necessários e assim todos possam atingir os objetivos e receber a totalidade dos recursos, com a coparticipação do Cosems”, complementou o Presidente.
“E neste momento, com esta nova onda de casos positivos os municípios continuam firmes na imunização, importante todos os gestores estarem cientes que a força de trabalho da saúde está parcialmente reduzida, pois os profissionais também adoecem, e que com a alta corrida por testes poderemos ter a falta no Brasil, então é de suma importância que todos cumpram os critérios estabelecidos para a testagem”, concluiu Rogério Leite.
Esteve presente na reunião o Presidente da Assomasul e Prefeito de Nioaque Valdir Junior, a diretoria da Associação e demais Prefeitos e Secretários de Fazenda.
Em novembro de 2021, foi realizado uma oficina sobre o programa, destinado aos Gestores de Saúde e coordenadores da Atenção Primária, com o Secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Parente Câmara.