Seminário Reúne Especialistas para Fortalecer Estratégias de Imunização em Mato Grosso do Sul
No dia 19 de junho, cerca de 100 pessoas, entre gestores e coordenadores da imunização, participaram do Seminário “Imunização em Debate: Diálogo e Estratégias para os Municípios de Mato Grosso do Sul”. O evento foi realizado durante todo o dia na Escola de Saúde Pública Dr. David Nasser.
A presidente do COSEMS/MS, Josiane de Oliveira conta “a nossa preocupação é alavancar as coberturas vacinais, protegendo a população contra as doenças evitáveis. Reunimos o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde, o CONASEMS e os municípios para que juntos possamos discutir as dificuldades enfrentadas na ponta, em cada sala de vacina.”
Adeliza Abrami, Secretária de Saúde de Brasilândia e moderadora da mesa da manhã sobre o panorama da imunização no Mato Grosso do Sul na perspectiva interfederativa, destacou a importância do evento para o fortalecimento das estratégias de vacinação. “Foi um momento importante de discussões com as três esferas de governo e Conasems, para que os municípios repensem as estratégias para melhoria da cobertura vacinal. Precisamos nos reinventar diariamente nos adaptando as mudanças que vivemos hoje e a realidade local. Diálogo constante com os usuários SUS para conscientização”.
Vinicio Faria de Andrade, Secretário de Saúde de Caarapó e moderador da mesa sobre sistemas de informação para registro e disseminação de informações sobre vacinas, complementou: “Foi debatida a importância dos sistemas de informação para o registro de vacinas, enfatizando que um dos maiores problemas enfrentados é a perda de dados nesse processo, o que compromete a eficiência dos programas de imunização. A conectividade do município à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) foi destacada como crucial para superar esses desafios, permitindo um monitoramento contínuo da cobertura vacinal e fortalecendo a capacidade de resposta em emergências sanitárias.”
O seminário contou ainda com a participação do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Maurício Simões Correa; Ana Catarina, do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (DPNI/SVSA/MS); Kandice de Melo Falcão, assessora técnica do CONASEMS; Michael Luiz Diana de Oliveira, assessor técnico do CONASEMS; e Tiago Mendonça de Oliveira, consultor no Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.