O governo do Estado e União investem R$ 100 mil em modernização tecnológica na rede de saúde de São Gabriel do Oeste. Os equipamentos de informática possibilitam interligação entre todos os postos de saúde e o hospital municipal, como primeiro passo para implantação da informatização do sistema de saúde. O objetivo é proporcionar acessos eletrônicos a prontuários de pacientes, dando agilidade ao atendimento e maior controle dos dados.
O investimento foi uma proposta do Ministério da Saúde para informatização da rede. “Havia uma defasagem muito grande no nosso sistema e o governo federal, em parceria com os municípios, está capacitando para que haja uma agilidade maior nos atendimentos realizados”, aponta o prefeito Sérgio Marcon. “Teremos uma interligação entre todos os postos e o Hospital Municipal em tempo real e isso nos possibilitará melhor acompanhamento detodo o trabalho na área da saúde”, conclui.
Os novos equipamentos chegaram na última sexta-feira (26); ao todo são 30 computadores e 30 impressoras multifuncionais. Três destes serão utilizados exclusivamente para interligação com a Auditoria Estadual e Federal como forma de controlar os procedimentos realizados pelos profissionais.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Camilla Nascimento de Oliveira, os novos equipamentos permitirão maior agilidade na Central de Regulação e ainda à emissão de receitas impressas pelos médicos da rede municipal. A medida eliminará eventuais problemas de grafia e facilitará a emissão de duas vias para retirada de medicamentos nas farmácias. “É uma forma de facilitar o processo, especialmente depois das novas determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com relação à distribuição e venda de antibióticos”, afirma.
Fonte: Site SES/MS