O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, promoverá o “7º Curso Internacional de Gestão Integrada, Prevenção e Controle da Dengue – Integração dos Programas: Dengue e Febre Amarela” no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, no período de 17 a 29 de outubro de 2010.  Este ano além das questões relativas a dengue, serão abordados aspectos relativos à vigilância, prevenção e controle da febre amarela.
O Curso tem por objetivo a atualização em técnicas e tecnologias dos dez componentes de ação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), a saber: vigilância epidemiológica, combate ao vetor, assistência aos pacientes, integração com a atenção básica, ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social, ações de saneamento ambiental, capacitação de recursos humanos, legislação, sustentação político-social e acompanhamento e avaliação do PNCD, alinhados a Estratégia de Gestão Integrada, e apoiar o fortalecimento e avanços dessa estratégia no âmbito da Cooperação Sul-Sul.
Com a inclusão do tema Vigilância, Prevenção e Controle da Febre Amarela na perspectiva da Gestão Integrada, foram incluídos objetivos como: atualização da situação epidemiológica da Febre Amarela nas Américas e no mundo; novidades, tendências e perspectivas; ações previstas nos eixos de atuação do programa como Imunização e áreas de risco e de recomendação de vacina; coberturas vacinais e vigilância de eventos adversos graves associados pós-vacina Febre Amarela (EAGPV); vigilância veterinária e epizootias de primatas; vigilância entomológica e investigação vetorial em áreas de transmissão silvestre e urbana da doença; além da informação, educação e comunicação em saúde.
O público alvo é constituído por gestores e técnicos responsáveis pelos Programas de Controle da Dengue e Febre Amarela, além de gestores e coordenadores da Estratégia de Saúde da Família das três esferas de gestão do Brasil e de países da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), da América Central e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs).
Desde a sua primeira edição, em 2004, já foram capacitados 211 técnicos e gestores de 92 municípios, das 27 unidades da federação e dos países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.
Como resultado, espera-se contribuir para a integração dos programas de vigilância da Febre Amarela e da Dengue, promovendo a gestão integrada e o desenvolvimento de ações coordenadas nas diferentes esferas de atuação. Espera-se ainda, apoio por parte dos gestores no sentido de fomentar essa integração e encorajar a aproximação dos profissionais dos programas e a utilização oportuna das ferramentas disponíveis para a vigilância, prevenção e controle desses agravos. Essa estratégia tem como intuito aumentar a capacidade de resposta dos serviços de saúde na ocasião da emergência de casos de dengue e febre amarela, aproveitando as potencialidades de cada programa para o desenvolvimento de ações complementares e coordenadas.
 
INSCRIÇÕES:
A SVS realizará a seleção de currículos dos interessados em participar do curso.
Requisitos Mínimos: Profissionais da área de saúde, com curso de graduação completo E vínculo com programas de controle de Dengue ou Febre Amarela ou Estratégia de Saúde da Família das Esferas Federal OU Estadual OU Municipal OU Centros Públicos de Pesquisa OU Laboratórios Públicos.
Número de Vagas: Serão disponibilizadas 25 vagas para participantes do Brasil e 15 para participantes provenientes de países da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), da América Central e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs).
Se, ao final da seleção, não forem preenchidas as vagas destinadas, serão selecionados currículos de outros grupos, para preenchimento total das 40 vagas disponibilizadas.
Cadastramento Curricular Básico:
Período: até 15 de agosto de 2010, através do endereço eletrônico: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=4199
 
As despesas inerentes à realização do curso, hospedagem e alimentação dos participantes serão custeados pela SVS.
“AS DESPESAS COM O DESLOCAMENTO DO PARTCIPANTE, DA CIDADE DE ORIGEM ATÉ A CIDADE DE DO CURSO, DEVERÃO SER CUSTEADAS PELO PARTICIPANTE OU PELA INSTITUIÇÃO À QUAL FOR VINCULADO.”
 
RESULTADO:
A partir de 31 de agosto de 2010, no endereço eletrônico: /portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=34602
A CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE PELOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS DEVERÁ SER REALIZADA ATÉ O DIA 10 DE SETEMBRO DE 2010, MEDIANTE ENVIO DE E-MAIL PARA O ENDEREÇO ELETRÔNICO: cursointerdengue@saude.gov.br . Após essa data os candidatos que não confirmaram interesse serão desconsiderados e será realizada nova chamada entre os técnicos da lista de currículos aprovados, diretamente via e-mail.
OBSERVAÇÕES FINAIS:
Os técnicos selecionados deverão apresentar comunicação formal, da chefia imediata, de liberação para participação no “7º Curso Internacional de Gestão Integrada, Prevenção e Controle da Dengue – Integração dos Programas: Dengue e Febre Amarela”
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde se reserva ao direito de alterar as datas previstas, cuja comunicação será divulgada através do endereço eletrônico: /portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=34602
Todos os participantes devem ser vacinados contra a febre amarela, pelo menos 10 dias antes de realização do curso.
Os casos omissos, dúvidas ou demais situações não descritas neste informe poderão esclarecidos através do endereço eletrônico cursointerdengue@saude.gov.br
 
Instituições Organizadoras:
SVS/MS
OPAS/OMS Brasil
SES/MG
SMS/BH
Instituições Participantes:
 FIOCRUZ
 UFGO
 UFMG
 UFMS
 USP
 IEC
 Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde

Fonte: Site Ministério da Saúde