O Ministério da Saúde confirmou o envio de 165.500 doses da vacina na Janssen para MS, sendo 140 mil para a imunização de toda a população acima de 18 anos, de 13 cidades da faixa de fronteia de MS, e  41.550 para serem divididas entre os demais municípios, o imunizante deve ser entregue ainda essa semana para as respecivas cidades.

 

O Presidente do Cosems MS, Rogério Leite relata “todos estão muito ansiosos para a chegada das vacinas, todo o Estado ganhará com a estas doses, é um lote a mais, o objetivo é fazer um bloqueio na faixa de fronteira para evitar a entrada e a disseminação de novas variantes”.

 

O Secretário de Saúde de Ponta Porã, a segunda maior cidade da faixa de fronteira, Patrick Derzi conta “vamos aumentar as equipes e os pontos de vacinação, serão 4 pontos de vacina, que irão funcionar das 6h até 24hs, vamos iniciar no dia que as doses chegar até o término das doses”.

 

Em Aral Moreira, a Secretária, Adriana Veron Batista relata “estamos realizando um pré-cadastro com distribuição de senhas, e vamos pedir comprovante de residência para imunizar realmente quem é do município”.

 

“Com a imunização total da faixa de fronteira, os próximos lotes serão distribuídos entre os demais municípios, assim vamos avançar ainda mais rápido, pretendemos finalizar a imunização de todo o Estado até agosto”, complementa o Presidente do Conselho.

 

Segundo dados do vacinômetro do Governo do Estado, Mato Grosso do Sul tinha até a manhã desta terça-feira, 41,04% da população vacinada, sendo 16,81% imunizada. Foram aplicadas 1.609.414 doses, sendo 1.152.990 em primeira e 456.424 em segunda.

 

Estudo VEBRA COVID-19

 

A iniciativa faz parte de estudo do VEBRA COVID-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19) que vai pesquisar a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira.

 

Será avaliado o impacto de vacinação em massa, em pessoas entre 18 a 50 anos em 13 cidades de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul, após 14 dias de dose única da Janssen. O objetivo é estimar efetividade de um regime de uma dose da Janssen redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos por COVID-19 após 14 dias.

Os municípios que vão fazer parte do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

 

Foto: Clóvis Neto