Durante a 301º Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso do Sul (CIB-SUS/MS) realizada na manhã desta sexta-feira (16/04), de modo on-line, o Conselho de Secretários Municipais de MS solicitou a inclusão de gestantes, puérperas, professores e servidores da assistência social como grupos prioritários para vacinação contra Covid-19.
Como explica o Presidente do Cosems-MS, Rogério Dos Santos Leite “há estudos da considerável taxa de mortalidade das gestantes e puérperas acometidas pela Covid. Os servidores da assistência estão prestando um valoroso apoio as famílias em situação de vulnerabilidade social, e a vacinação dos professores é fundamental para a regularização do ensino, seja na esfera pública ou privada. Públicos que devem ser inseridos no PNI”.
Na ocasião o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende contou que o 13º lote recebido contempla os militares federais e que é a favor da inclusão dos respectivos públicos “este lote possui 25% das doses relativas as forças armadas. Eu enquanto médico ginecologista sou a favor da proposta para imunizar os gestantes e puérperas, assim como os professores e servidores da assistência, vamos formalizar este pedido para ser aprovado para a Câmara Técnica do Ministério para a inclusão no PNI- Plano Nacional de Vacinação”.
A reunião contou com mais de 130 participantes.
Confira outros assuntos que foram pactuados:
CIB Alteração no Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência – Chapadão do Sul
Pactuação Interfederativa 2021
Tempo de liberação do diagnóstico ao paciente.
Apresentação e Debates
Situação dos Óbitos Maternos e Infantis no Estado
Lei nº 5.636, de 15 de março de 2021
Arboviroses/ Covid 19 e Variante
Homologações
Distribuição de vacinas
Atualização Mapa de Leitos
Fluxo da Regulação de Leitos
Kit Intubação (DGAS/SES)