O Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão (SARGSUS) conquista o 8º lugar no 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Representando a equipe vencedora, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), André Bonifácio, recebeu o prêmio, que é concedido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e tem como objetivo valorizar o trabalho de servidores públicos comprometidos com o alcance de melhores resultados e com a modernização da gestão pública.
O Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS) é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pela SGEP/MS, com o objetivo de apoiar os gestores municipais na elaboração e envio do Relatório Anual de Gestão (RAG) ao Conselho de Saúde. O sistema disponibiliza informações para análises estratégicas de monitoramento e avaliação da gestão do SUS, na esfera municipal, a partir de uma base de dados proveniente dos Sistemas de Informação (IBGE, SINAN, SIM, SINASC, SISPACTO, SIOPS). Trata-se de uma ferramenta de fácil uso desenvolvida numa plataforma virtual atrativa e interativa.
Para André Bonifácio, o sistema é uma conquista extraordinária. “Trabalhamos num país com 5.570 municípios, 70% dos municípios com menos de 20 mil habitantes, com dificuldade de acesso a informação, de construção de seus processos de planejamento. E chegar no ano de 2012 com 100% dos municípios brasileiros, 100% das Secretaria Estaduais de Saúde, 100% dos Conselhos de Saúde acessando e utilizando uma ferramenta eletrônica num país da dimensão do Brasil, possibilitando não só construir um relatório, mas liberar um conjunto de informações estratégicas para tomada de decisão é uma vitória fantástica para o povo brasileiro”, afirmou André.
Segundo o secretário SGEP, o Prêmio Inovação da Enap é fundamental e de grande incentivo. “Mostra a forte iniciativa que o Governo Federal tem e no caso do SARGSUS, há uma aliança forte entre os gestores municipais, gestores estaduais, o Ministério da Saúde, os conselheiros de Saúde, que são mais de 170 mil no Brasil, os órgãos de controle, foi fundamental na construção de uma agenda estratégica de fortalecimento da gestão pública e da transparência no Brasil”, pontuou André.
O SARGSUS foi criado, em 2010, para auxiliar os gestores na elaboração do Relatório Anual de Gestão (RAG). A partir de 2012, o uso do sistema tornou-se obrigatório para os relatórios do exercício de 2011.
Os servidores que compõem a equipe que desenvolveu o Sistema e apresentou para concorrer a premiação são: Gisela Mascarenhas, Isabel Senra, José Carlos de Oliveira, Kática Cristina de Oliveira, Lívio de Lima, Romer Meira e Maurício Guernelli, do Departamento de Articulação Interfederativa (DAI) e do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), ambos unidades da SGEP.
Fonte: www.saude.gov.br