A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (29) a resolução nº 29 que define o Protocolo de Atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as pacientes portadoras de implantes de próteses mamárias das marcas PIP e ROFIL.
 
De acordo com a resolução, ficam autorizados e credenciados para a avaliação, acompanhamento e realização da cirurgia da troca de próteses os hospitais de referência do SUS no Estado: Associação Beneficente Campo Grande – Santa Casa, Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abrão e Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, todos localizados na Capital.
 
Para o acesso a um dos três hospitais de referência, a paciente deverá obter seu Cartão Nacional de Saúde (CNS) junto à Secretaria Municipal de Saúde; dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS/UBSF) mais próxima de sua residência com o comprovante da marca da prótese (PIP ou ROFIL), CNS e informação do município, estabelecimento de saúde e médico que realizou o procedimento inicial. No caso de câncer de mama, apresentar laudo de exame complementar pós-cirúrgico.
 
O Setor de Recepção da UBS providenciará a solicitação de “Avaliação de Paciente Portadora de Prótese Mamária das Marcas PIP ou ROFIL” através do Sistema de Regulação (Sisreg). Para agendamento no Sisreg é preciso informar corretamente todos os dados referidos anteriormente.
 
Pacientes do interior do Estado deverão se dirigir à respectiva Secretaria Municipal de Saúde para a obtenção do CNS e à unidade de saúde definida pelo gestor local, para solicitação de agendamento da avaliação em Campo Grande, através do Sisreg (Sistema de Regulação).
 
O Protocolo de Atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as pacientes portadoras de implantes de próteses mamárias das marcas PIP e ROFIL está publicado nas páginas 11 e 12 do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira. Clique aqui para acessar.
Fonte: www.saude.ms.gov.br