O Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul – COSEMS/MS realizou ontem (18 de Novembro), no auditório da Associação dos Delegados de Polícia do Estado – ADEPOL/MS, em Campo Grande/MS o Seminário: "Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde", que contou com a participação da Vice Presidente do CONASEMS: Cristiane Martins Pantaleão, do Assessor Técnico do CONASEMS: Diogo Demarchi Silva e da Diretora de Programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde: Caroline Martins, o representante da ASSOMASUL, José Domingues Ramos e o representante da SES/MS, André Vinicius Batista de Assis.

O Presidente do COSEMS/MS, Rogério dos Santos Leite fez a abertura do evento dizendo sobre o objetivo do Seminário: discutir a reforma do atual mecanismo de transferências federais que tem o objetivo de estimular o aumento da cobertura (cadastro) da APS, principalmente entre as populações vulneráveis, ressaltar os resultados em saúde da população (desempenho da APS), incentivar avanços na capacidade instalada, a organização dos serviços de APS e ações de promoção e prevenção, enfrentar a dificuldade de fixação de profissionais e estar em conformidade com a Lei Complementar nº 141/2012. A representante Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Caroline Martins fez uma apresentação onde falou sobre: APS e os Desafios do SUS, Financiamento atual da APS, Tendências do Financiamento da APS (OCDE), O Novo Financiamento Federal a APS, Transição de modelos, Orçamento até 2020 e Perspectivas Imediatas e de Curto Prazo. O assessor técnico do CONASEMS, Diogo Demarchi falou sobre os pontos relevantes, os pontos fortes, a transição e os próximos passos a serem tomados. Também falou sobre o Painel de Apoio a Gestão que está no site do CONASEMS.

A Vice Presidente do CONASEMS também comentou sobre perspectivas, a transição e pontos relevantes da portaria. Após as apresentações foi aberto o debate, onde os presentes puderam tirar suas dúvidas.

Veja as fotos: