Com a chegada do feriado prolongado da Semana Santa, é comum acontecer uma redução no estoque de sangue dos hemocentros de todo o País. Muitas pessoas viajam e deixam de doar sangue nesse período. E uma única doação pode salvar mais de uma vida. Isso porque, o sangue dispõe de diversos componentes, entre eles o plasma, as hemácias e as plaquetas. Cada um deles tem um tempo de validade, por esse motivo, a coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, alerta para a necessidade de reposição.

O coordenador-geral de Sangue, Guilherme Genovez, convida os brasileiros a doar sangue. “Gostaria de convidar a população brasileira, como um todo, e que tem um cuidado grande com a sua saúde, que, a partir disso, sejam doadores de sangue. O sangue não é comercializado, o sangue não é fabricado, o sangue é sempre retirado de uma pessoa para ser infundido numa outra pessoa que está numa situação bastante vulnerável, de bastante necessidade. Essa bolsa de sangue pode significar viver ou morrer para aquela pessoa que está esperando por esse sangue.”

Para evitar a redução nos bancos de sangue, o doador tem como opção procurar o serviço de saúde mais próximo do local onde esteja no feriado e se informar sobre como doar. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 68 anos de idade, ser saudável, pesar no mínimo 50 quilos e levar um documento de identidade, com foto.

Fonte: www.conass.org.br