Representantes de todos os COSEMS do Brasil participaram nos dias 13 e 14 de março em Brasília-DF, da Reunião de Núcleos do Conasems. Gestores e técnicos de todo Brasil estiveram reunidos no evento, que incluiu em sua programação reuniões de núcleos temáticos, instituídos para contemplar as principais áreas que formulam as políticas públicas de saúde em âmbito nacional.

O COSEMS-MS foi representado pelos gestores Frederico Marcondes Neto (Presidente do COSEMS/MS), Lauther da Silva Serra ( Vice presidente do COSEMS/MS), José /Carlos Paiva Souza( Secretário de Saúde de Nova Andradina), Luciano Aparecido da Silva ( Secretário de Saúde de Paranaíba), Adeliza Maria Santos Abrami (Secretária de Saúde de Brasilândia) e Júlio Maria da Silva ( Assessoria Técnica COSEMS/MS). Na avaliação do presidente do COSEMS/MS , Frederico Marcondes Neto, o encontro foi muito proveitoso: “as discussões foram muito valiosas e com resultados muito positivos para o fortalecimento dos COSEMS e principalmente do Sistema Único de Saúde-SUS”.

A estratégia do encontro

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a articulação do Conasems com os 26 Cosems, garantindo a representação de forma efetiva e, consequentemente, a defesa dos interesses da gestão municipal da saúde nos espaços nacionais de formulação.



Ao todo, 11 núcleos (gestão, atenção em saúde, atenção básica, vigilância em saúde, participação da comunidade, financiamento, direito sanitário, gestão do trabalho, ciência e tecnologia, assistência farmacêutica, relações internacionais e comunicação em saúde) foram definidos e trabalhados nos dois dias de evento. Os Núcleos Temáticos foram instituídos como forma de contemplar as principais áreas que que formulam as políticas públicas de saúde das discussões no âmbito nacional.

Durante a abertura do encontro, Mauro Guimarães Junqueira, presidente do COSEMS-MG, que representou o presidente do CONASEMS, Antônio Nardi, não pode está presente no encontro, falou da proposta do encontro, que é de trazer representante de todos os estados e  envolver essas pessoas nesses fóruns temáticos.

“Além de ouvirmos as necessidades dos municípios, ganhamos capilaridade em todo o país, para que consigamos junto a Tripartite fazer as intervenções necessárias para ajudar os secretários municipais que são os responsáveis pela execução da saúde na ponta”, destacou Paulo.