Nos aproximamos de mais uma eleição municipal. No outubro próximo, milhares de prefeitos e vereadores estarão sendo eleitos nos municípios brasileiros.As eleições brasileiras representam o maior exercício de democracia no mundo e continuamente tem possibilita do avanços e conquistas de direitos para a população.
Não será diferente em outubro. Para nós, Secretários Municipais de Saúde brasileiros, a preocupação com saúde apontada por todas as pesquisas de opinião divulgadas, traz a responsabilidade de apontar rumos para que o anseio da sociedade por uma saúde publica universal, integral,sobcontrole social e resolutiva possa encontrar respostas na atuação dos futuros prefeitos e vereadores em todos os municípios.

Aos vinte e quatro anos de continuados esforços para aimplementação do Sistema Único de Saúde (SUS), as avaliações da sociedade, dos conselhos de saúde, dos gestores públicos e dosespecialistas em políticas públicas são inequívocas para a inadiávelreafirmação dos rumos constitucionais da Seguridade Social na implementação do SUS, e por isso o Conselho Nacional de SecretariasMunicipais de Saúde (CONASEMS), em seu  XXVIII CongressoNacional, propõe: 

1. Reconhecer a grande vulnerabilidade do SUS pelaimplementação reduzida ou nula de seus avanços legais.Compromisso: Cumprir e fazer cumprir no âmbito e nas competências municipais as disposições constitucionais para a saúde, e as Leis 8080/90 e 8142/90, bem como 12.466/2011 e141/2012. 

.2. Reconhecer a histórica e marcante inclusão social promovidapelo SUS.Compromisso: Completar, qualificar e consolidar a inclusãosocial pelo sistema público de saúde nos municípios brasileiros. Conduzir o sistema municipal de saúde norteado pelosprincípios de universalidade, eqüidade e integralidade daatenção à saúde dos cidadãos, por meio de estratégias quetrabalhem o princípio da integralidade da atenção mediante aadscrição, territorialização, vínculo e acolhimento, dedicandoatenção especial às populações e grupos mais vulneráveis earticulando com outros municípios, estados e união o acesso atodos os serviços necessários.

3. Reconhecer as dificuldades do SUS para avançar no desenvolvimento do novo modelo de atenção à saúde orientado pelas necessidades da população, voltado para as ações e serviços básicos à saúde de qualidade e resolutivos, e indutor da organização de todo o sistema de atenção integral àsaúde, universal e equitativo.

Compromisso: Dar uma pronta resposta aos anseios da população ligados a suas necessidades e interesses. Só conseguimos ter adesão à mudança do fazer saúde se formos construindo com as pessoas o jeito novo. Só com credibilidadee confiança das pessoas implantaremos um sistema de saúdecom integralidade de visão do ser humano e com ações de promoção, proteção e recuperação.Investir na atenção básica, nos próximos quatro anos, com vistas à elevação da cobertura, da qualidade e da resolutividadedos serviços básicos de saúde. Privilegiar em todas as ações omodelo de atenção à saúde com base nas necessidades edireitos de toda a população e afastar das políticas municipais os interesses da oferta de serviços como norte da organizaçãodo sistema municipal de saúde.Incorporar à gestão municipal da saúde, por meio dassecretarias, órgãos e equipes de atendimento à população nomunicípio, os princípios da cultura de paz e não violência:" respeito à vida; rejeição à violência sob todas as formas;generosidade, diálogo; preservação do planeta e solidariedade. 

4. Reconhecer que as políticas públicas que valorizem osprof issionai s de saúde devem ser constantemente desenvolvidas para atender as necessidades do sistemapúblico, com ênfase na universalização, resolutividade equalificação da atenção básica da saúde.

Compromisso: Desenvolver e realizar políticas que valorizemos trabalhadores da saúde e sociais e que garantam um processo de formação e educação permanente desses profissionais. Tais políticas devem buscar constantemente o aumento da participação dos trabalhadores nos espaços decisórios em todas o processo produtivo da saúde.

Analisar a possibilidade de criação de uma "Escola de Saúde" no mínimo em ambiente virtual coordenando o trabalho educativodos trabalhadores, dos conselheiros de saúde e da comunidade.

Desenvolver os limites orçamentários e as condições vigentesde trabalho, com a intensificação e publicização de esforços e pressões por concursos e processos seletivos públicos e planosde cargos, empregos, carreiras e salários, tanto para os estatutários como para os celetistas; inovações e adequações nos processos de trabalho de acordo com as necessidades edireitos da população; objetivação e divulgação das responsabilidades sanitárias das ESF, das UBS, das Policlínicas,dos Laboratórios de Exames, dos Hospitais, dos Distritos deSaúde, da SMS, do CMS; elevação e humanização das condições de trabalho em todos os níveis da atenção integral àsaúde, incluindo a participação dos trabalhadores de saúde noplanejamento, gestão e avaliação dos resultados para apopulação, e adesão dos trabalhadores de saúde à condição deusuários do SUS.

5. Reconhecer as grandes dificuldades estruturais para arealização dos princípios e diretrizes constitucionais do SUS representadas pelo subfinanciamento . Os recursos novos parao SUS, nos seus 24 anos, originaram-se crescentemente nosmunicípios, o que ocorreu simultaneamente à retraçãoproporcional dos recursos federais, inclusive após a promulgação da EC 29 no ano 2.000.

Compromisso: Propor e defender a extensão para a esfera federal do mesmo critério da EC 29, já em vigor para estados e municípios, utilizando também uma porcentagem sobre a arrecadação, com estabelecimento de no mínimo 10% da receita corrente bruta da União.

6. Reconhecer a inadiabilidade de medidas para superar asdificuldades na plena gestão por meio do compartilha mentoregional e controle social, e na implementação da diretriz constitucional da Regionalização com a implantação das redesregionais de cuidados integrais de saúde.

Compromisso: Apoiar as instâncias de pactuação e derepresentação municipal no SUS: Comissões IntergestoresRegional, Bipartite e Tripartite, Conselho Estadual dosSecretários Municipais de Saúde e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde;

Intensificar e acelerar a implementação da regionalização cooperativa e solidária, conforme disposto na legislação.

Contribuir eficazmente ao conhecimento e consideração dosgestores dirigentes e técnicos, sobre as deliberações e posicionamentos dos conselhos de saúde; ao conhecimento econsideração dos conselhos, sobre as decisões da gestão nas atividades meio e finalísticas; e às entidades representadas nos conselhos de saúde, aos formadores de opinião, aos membros do Legislativo, etc., sobre os avanços, dificuldades e limites do sistema público de saúde, inclusive a impossibilidade de haver sistema só para os pobres, que não seja também pobre em tudo.

Disponibilizar ativamente nos espaços da gestão, do controlesocial, do Legislativo e das entidades da sociedade, as informações estratégicas sobre os rumos do SUS no Município e na Região, sobre os avanços e distorções. Contribuir para aformação da consciência de cidadania e do direito à saúde, não substituível pelos direitos do consumidor, assim como para a consciência da "minha atenção integral à saúde na minha região".

Contribuir na democratização dos conhecimentos paraposicionamento sobre questões básicas e estratégicas como a Regionalização dos serviços de saúde, a Gestão Financeira e a Gestão do pessoal de saúde e das relações de trabalho no SUS.

Desenvolver em cada município e no espaço intermunicipal da região, o planejamento participativo e a oferta universal da atenção integral à saúde, com prioridades, etapas e custosdiscutidos e aprovados nos conselhos de saúde.

Articular e integrar na região, a convivência e superposição dasdiversas situações de riscos à saúde e de doenças, com afinalidade de formular e planejar a oferta matriciada das açõespreventivas e curativas, de acordo com as necessidades eprioridades próprias da região e como alternativa àfragmentação em programas e projetos específicos.

7. Reconhecer que não conhecemos o custo de um sistema desaúde que atenda as necessidades da população, pois a historia do sistema de saúde brasileiro foi financiar a oferta deserviços e seus interesses.

Compromisso: Fustigar os limites orçamentários e os repassesfinanceiros com vistas a organizar e disponibilizar para apopulação a AB e as linhas de cuidado pelas redesregionalizadas.

Desenvolver desde já o cálculo de custos das ações e serviçosna realidade regional em todos os níveis da atenção integral.

Projetar o custo total anual da atenção integral universal e dequalidade.

Divulgar aos CMS, às entidades da sociedade, às lideranças eaos vereadores, os benefícios do sistema regional de saúde, osdireitos da população e a disposição de pactuar etapas na suaconquista.

Fonte: www.conasems.org.br