Na assinatura dos termos de compromisso e aditivo de estágios realizada em 23 de Junho entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), e instituições de ensino médio e superior que oferecem cursos na área da saúde a satisfação era notória tanto das autoridades das instituições quanto das do órgão estadual.

“Há mais de um ano já temos esta parceria com o hospital e agora, com a assinatura dos termos, afirmo que é fundamental esta troca de conhecimento, de aprendizado. Por mais que algumas aulas tenham simulação dos serviços, nada se compara ao fato de vivenciá-los”, afirma a diretora do Centro Educacional Padrão, Moara Bueno.

A visão da diretora da Escola Técnica do SUS “Profª Ena de Araújo Galvão” (ET/SUS), Evelyn Ana Cafuri, também não é diferente: “mesmo nós tendo uma parceria nata com o hospital, pelo fato de sermos uma escola pública do SUS, temos que enaltecer esta iniciativa que proporciona para os alunos um ensino diferenciado e mais qualificado. Um bom exemplo é de que, além das turmas convencionais, temos uma turma completamente formada por índios Terena e que já são muito elogiados pelo aprendizado que conquistaram por meio do estágio oferecido no HRMS. A turma de 34 alunos é formada por índios das aldeias de Miranda, Aquidauana, Sidrolândia e Nioaque, sem esquecer que a parceria de estágio com o hospital ainda proporciona vagas para os alunos do interior que estudam na escola”.

O reitor da Anhanguera/Uniderp, Guilherme Marback, enalteceu o fato de o hospital ter se tornado “Hospital de Ensino” e afirmou: “A importância da união da teoria com a prática em um ambiente qualificado é essencial na formação dos alunos, é, inclusive, o que a instituição busca. O fato de os estudantes terem a vivência como um ponto chave no aprendizado facilita na formação dos nossos profissionais do futuro”. Marback revelou que, além dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que já possuem o termo de estágio com o hospital, está sendo estudada e discutida a abertura de estágio para o curso de Medicina.

A secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, que estava presente na cerimônia, falou: “Sob o ponto de vista da gestão é extremamente importante o cumprimento do papel do hospital com os novos profissionais que se formam, pois aumenta a responsabilidade de trabalhar corretamente e ao mesmo tempo proporcionar a visão da política do SUS na prática, tanto com os avanços quanto com os desafios, que não são poucos”. A secretária exemplificou dizendo: “Em leitura recente, soube de algumas pesquisas que apontaram que a responsabilidade dos profissionais da saúde aumenta em relação à postura e visão sobre o SUS, independe se atuam ou não na área, quando na sua formação passam por estágios e atuam em hospitais públicos”. Assim, o HRMS amplia e divide essa postura com os acadêmicos e técnicos.

Para finalizar a cerimônia, o diretor do hospital, Ronaldo Perches Queiroz, acrescentou e afirmou que “o sucesso e o momento especial no qual passa o órgão não seria possível sem a cumplicidade e o profissionalismo de cada um dos servidores do HRMS. O fato de agora ser um centro formador dobra a responsabilidade que temos não só entre nossos profissionais e estagiários, mas também com toda a sociedade”. 

Em sua fala, o diretor referiu-se ao fato de que desde janeiro deste ano, quando o HRMS foi reconhecido pelos ministérios da Saúde e da Educação como “Hospital de Ensino”, a instituição vem aprimorando e fortalecendo as parcerias e projetos. Hospital de Ensino é um centro de atendimento hospitalar, normalmente utilizado como base para o aprendizado dos alunos dos cursos de graduação como Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, entre outros.

Também vão assinar os termos: o reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni; a diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Regina de Fátima Ferro; o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/MS), Paulo Cezar Ogeda.

Fonte: Site SES/MS