Paraíso das Águas, localizado a 280 quilômetros de Campo Grande,  após ser emancipado de Costa Rica, município vizinho distante 60 km.  

Tem uma população estimada de 5,2 mil habitantes. Segundo o prefeito eleito, Paraíso das Águas tem atualmente 95% das vias asfaltadas e com rede de drenagem, duas escolas públicas e um posto de saúde.

 

Estima-se que contará com orçamento anual de aproximadamente R$ 12 milhões.

Por enquanto, a prefeitura não possui uma sede e ainda não tem estrutura administrativa organizada. Um prédio em construção na entrada da cidade deve ser alugado para abrigar o Executivo e também os nove vereadores eleitos no domingo, de acordo com Ivan Xixi. A organização da administração deve ocorrer até o fim de 2012.

 

O prefeito

Ivan Xixi nasceu em 19 de agosto de 1974 em Cassilândia (MS), mas mora desde criança em Paraíso das Águas. Casado e com dois filhos – uma menina e um menino -, está há 16 anos na vida pública. Em 1996, foi eleito vereador de Costa Rica e, este ano, está concluindo o quarto mandato.

 

Emancipação

O município de Paraíso das Águas foi emancipado pelo governo estadual em 2003 após a realização de plebiscito em Água Clara, Costa Rica e Chapadão do Sul. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), o ato foi aprovado por 96,34% dos eleitores.

Entretanto, o decreto de emancipação foi questionado judicialmente pela prefeitura de Água Clara, que alegava prejuízo na economia por conta da perda de território. O impasse durou até dezembro de 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou válido o decreto estadual que dava autonomia a Paraíso.

As eleições chegaram a ser marcadas para março de 2010, mas foram suspensas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão determinou que a escolha do prefeito e dos vereadores fosse realizada nas eleições municipais de 2012.