A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade anuncia a novo concurso para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. A especialidade vem se fortalecendo muito nos últimos anos, principalmente após a criação e expansão da Estratégia de Saúde da Família que hoje conta com mais de 31 mil equipes em todo o País.
 
Atualmente alguns municípios já vêm exigindo a titulação na especialidade para a atuação na estratégia e também remunerando de forma diferenciada aqueles que possuem esta titulação. A aplicação da prova está prevista para o dia 05 de dezembro em múltiplas cidades do país, sendo que por ser financiada pelo Ministério da Saúde as inscrições para o concurso serão gratuitas.
 
O concurso vem ocorrendo desde 2004 e só aconteceu três vezes de maneira descentralizada. Para que a cidade pré-selecionada seja habilitada a receber a prova, deverá contar com um número mínimo de 40 inscritos. Ao realizar a inscrição o candidato selecionará três possibilidades de cidade onde poderá prestar a prova entre as disponíveis. A confirmação do local onde realizará a prova será feita após o final das inscrições. Em raros casos pode ocorrer de nenhuma das cidades escolhidas ser habilitada, então o candidato terá a opção de escolher entre as outras cidades que forem habilitadas.
 
O concurso consiste em prova de múltipla escolha e análise de currículo dos que obtiveram pelo menos 60% de acertos. A AMB cobra a confecção do diploma dos candidatos qualificados no concurso e a SBMFC não retém nenhuma porcentagem desse valor. A partir de 2008 a Associação Médica Brasileira (AMB) passou a exigir que para candidatar-se a prestar o concurso para obtenção de titulo de especialista para alguma especialidade o pretendente comprovasse atuação mínima do dobro do período normal necessário para a conclusão de Residência Médica na respectiva área.
 
Sendo assim, como o período de conclusão normal da residência em Medicina de Família e Comunidade é de dois anos, exige-se no mínimo comprovação de quatro anos de experiência em atendimento na área (como, por exemplo, na Estratégia de Saúde da Família).
 
Para aqueles que concluíram residência em Medicina de Família e Comunidade credenciada pela CNRM é possível inscrever-se para o concurso mediante apresentação do certificado de conclusão da residência, não necessitando comprovar tempo de atuação na área.
 
Toda a comunicação relacionada a este Concurso será realizada através do e-mail titulacao@sbmfc.org.br e do e-mail do candidato, e, para tanto, cada candidato se compromete a informar um e-mail seu, válido, no Formulário de Inscrição neste Concurso e a informar imediatamente à Diretoria de Titulação e Certificação da SBMFC caso haja mudança de seu e-mail.
 
Outras informações: http://www.sbmfc.org.br/default.asp?site_Acao=MostraPagina&PaginaId=16
 
Fonte: SBMFC