A diretoria do CONASS para a gestão 2012/2013, eleita na assembleia do Conselho do mês de março, tomou posse ontem à noite (24), em Brasília. Beatriz Dobashi, secretária de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, passou ao colega, Wilson Duarte Alecrim, do Amazonas, a presidência do Conselho, na presença dos demais secretários estaduais de saúde, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Nardi, e do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Joaquim Molina.
Dobashi falou do privilégio estar à frente do CONASS. Segundo ela, o Conselho nasceu do ímpeto da juventude que pretendia promover uma reforma sanitária no país, que cresceu e se firmou junto com o SUS e que hoje é um “balzaquiano”, mas continua trabalhando com o mesmo ím
peto. Ela ressaltou também o apoio do Ministério da Saúde, do Conasems e da Opas e destacou a projeção internacional do CONASS por meio de parcerias das quais os resultados são levados para as secretarias de Estado da Saúde. “O CONASS tem um escritório corajoso, comprometido e competente e executa com maestria o apoio às SES”, destacou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse estar feliz por presenciar a posse de um gestor da região amazônica na presidência do CONASS, depois de ter vivenciado a gestão da primeira mulher a presidir o Conselho. “Quero agradecer à Beatriz pelo seu papel de liderança no processo de evolução do SUS, contribuindo para seu aprimoramento com sua experiência como gestora tanto no âmbito estadual quanto no municipal”.
Ressaltando a importância da parceria tripartite, Padilha disse que só é possível fazer saúde pública de qualidade em um país com o tamanho e a diversidade do Brasil por meio do alinhamento das ações e do consenso entre União, estados e municípios. A respeito do CONASS, o ministro disse se tratar de uma “instituição que há trinta anos sobrevive com reputação ilibada e que é parte da história do Sistema Único de Saúde”.
Em seu discurso de posse, Wilson Duarte Alecrim falou dos desafios da sua gestão, que pretende enfrentar começando pela construção, por toda a diretoria, secretaria executiva e técnicos, de uma agenda que será a linha mestra de atuação do CONASS. Citou como temas dessa agenda a Lei n. 141/2012, que regulamenta a EC n. 29 e a luta por mais recursos para a saúde por meio do projeto de lei de iniciativa popular; a redução das iniquidades; a utilização de dados epidemiológicos para correção das desigualdades; trocas de experiências bem sucedidas; o enfrentamento da judicialização; a relação entre o SUS e os segmentos privados; a regulação dos serviços; os modelos de gestão para os hospitais públicos; e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.
Alecrim destacou o desafio dos recursos humanos para o SUS, apontando a “necessidade ter médicos ocupando seus postos de trabalho nos locais necessários, tanto na Atenção Primária à Saúde quanto nas especialidades”.
DIRETORIA DO CONASS – 2012/2012
Presidente:
Wilson Duarte Alecrim – Amazonas
Vice-presidentes:
Região Centro-Oeste: Beatriz Dobashi – Mato Grosso do Sul
Região Nordeste: Domício Arruda – Rio Grande do Norte
Região Norte: Hélio Franco de Macedo Júnior – Pará
Região Sudeste: Sérgio Côrtes – Rio de Janeiro
Região Sul: Ciro Simoni – Rio Grande do Sul
Comissão Fiscal
Titulares:
Lilian de Almeida Nunes Martins – Piauí
Waldson Dias de Souza – Paraíba
Lineu Facundes – Amapá
Suplentes:
Michele Caputo Neto – Paraná
Raimundo José Arruda Bastos – Ceará
Nicolau Esteves – Tocantins
Hemobrás
Antônio Carlos Figueira – Pernambuco
Anvisa
Michele Caputo Neto – Paraná
Viviane Rocha de Luiz – CONASS
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Raimundo José Arruda Bastos – Ceará
Fonte: www.conass.org.br