O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (14), a nova campanha de incentivo à doação de sangue no país. A iniciativa, intitulada “Essa corrente precisa de você. Doe Sangue”, é uma das atividades previstas para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A meta da campanha é atingir 4 milhões de voluntários até 2012, o que representa 2,1% da população brasileira. O percentual da população envolvida atualmente com essa mobilização é de 1,9%.
Como forma de estimular a população a este ato de solidariedade, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitaram a Fundação Hemocentro de Brasília, onde doaram sangue. A campanha 2011 também terá como meta conquistar voluntários regulares, que são aquelas pessoas que doam duas vezes ou mais vezes no período de um ano.
“Com a portaria que publicamos hoje, ampliamos o número potencial de doadores e a nossa expectativa é realmente passar do que nós temos, de 3 milhões de doações por ano. Esta campanha reforça que a doação de sangue deve ser um hábito de solidariedade”, destacou o ministro.
TESTE NAT – Durante o evento, Padilha, anunciou a expansão da realização do Teste NAT para todos os hemocentros do país. O teste de biologia molecular tem objetivo de reduzir a janela imunológica – intervalo de tempo entre a infecção e a detectação por exames da produção de anticorpos pelo corpo. O teste torna a triagem das bolsas mais confiável e reduz, por exemplo, de 70 para 20 dias esse período de detecção, no caso de Hepatite C, e de 21 para 10 dias, do HIV.
O teste está sendo implantado no país, desde maio do ano passado, nos serviços de hemoterapia coordenados pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina. Nos próximos meses devem ser inauguradas plataformas de produção na Fundação Hemocentro de Brasilia (DF), Hemominas (MG) e no Hemocamp (Campinas – SP). O Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 25 milhões para a realização dos testes e outros R$ 30 milhões já foram aplicados na implantação das plataformas.
O ministro disse ainda que o governo ao optar pela implantação do teste NAT no Brasil, através do laboratório Biomanguinhos/Fiocruz, possibilitou uma expressiva economia. Cada pelas empresas multinacionais que o comercializam pode custar até US$ 25, enquanto que, ao ser feito em território nacional, o custo é de US$ 6.
Na rotina NAT foram testadas até o momento, cerca de 230 mil amostras nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, no período de maio de 2010 ao final do mesmo mês deste ano, cumprindo a implantação gradativa dos testes – prevista na portaria 112/2004 do Ministério da Saúde.
Na década passada (2000-2009), só haviam dois laboratórios internacionais que ofereciam a plataforma, o que tornava bastante onerosa a aquisição do teste pelo governo brasileiro. Por isso, iniciou-se o desenvolvimento de uma plataforma nacional de produção do teste NAT pelo laboratório Bio-Manguinhos/Fiocruz.
CAMPANHA NACIONAL – Segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é preciso de 1,5% a 3% da população doem sangue regularmente. Entre os fatores que fazem os hemocentros precisar cada vez mais do insumo, há o aumento de 65,3% no número de transplantes realizados no país entre 2003 e 2010, que necessitam de transfusão.
A campanha deste ano tem como proposta envolver cada vez mais as redes sociais e entidades parceiras. Estas ações têm o objetivo de mobilizar os jovens entre 18 a 29 anos. Esta faixa-etária representa cerca de 46% do público doador.
ATIVIDADES – Na Fundação Hemocentro de Brasília, o ministro Alexandre Padilha fez a entrega de Certificados de Reconhecimento ao trabalho feito voluntariamente por representantes do Clube 25 (organização não governamental). Também será feita homenagem ao projeto Vida por Vidas – iniciado em 2006 – que tem a missão de buscar novos doadores entre os jovens adventistas em países sul-americanos.
Durante todo o dia, o Ministério da Saúde estendeu uma peça publicitária inflável (blimp) sobre a campanha nas proximidades do Congresso Nacional e fez a distribuição de folders da campanha no Senado para marcar a data.
SERVIÇOS – A pessoa que deseja doar sangue deve procurar um dos serviços da Hemorrede (rede nacional de hemocentros). A rede brasileira conta com 1.756 Agências Transfusionais; 300 Núcleos de Hemoterapia; 178 unidades de coletas e transfusão; 13 Centrais de Triagem laboratorial de doadores; 66 Hemocentros Regionais.
Fonte: www.saude.gov.br