O Programa Mais Médicos superou a meta inicial estipulada pelo Governo Federal, de 46 milhões de brasileiros, e atinge agora a marca de 50 milhões de pessoas atendidas. O balanço foi anunciado na manhã desta segunda-feira (30) pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta. Na entrevista, a presidenta também destacou os impactos do programa no atendimento à população, como o aumento do número de consultas e a redução dos encaminhamentos da Atenção Básica aos hospitais.

Segundo a presidenta, o governo federal já atendeu a todos os pedidos de médicos feitos pelos prefeitos. Atualmente, 3.785 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) contam com a presença de médicos do Programa. “Hoje, no Brasil, 14.462 médicos estão atuando em postos de saúde na periferia das grandes metrópoles, pelo interior do Brasil afora, nas cidades grandes, médias e pequenas, e nos distritos indígenas. O Mais Médicos, sem dúvida, está mudando para muito melhor a qualidade da atenção à saúde pública no Brasil”, declarou a presidenta.

A presidenta também enfatizou a importância da proximidade entre médico e cidadão, o que possibilita a criação de um vínculo de confiança. “Muitas cidades não tinham sequer um médico. A pessoa que precisasse de atendimento tinha que se deslocar para outra cidade, às vezes, a dezenas e dezenas de quilômetros de distância – de carro, de ônibus, de barco, a pé. Além disso, o médico do posto de saúde conhece a comunidade, chama os pacientes pelo nome”, explicou.

Ainda durante o programa, a presidenta também lembrou que a oferta de vagas em cursos de medicina está crescendo. O Mais Médicos irá abrir mais vagas nas faculdades e criar novas escolas de medicina, sendo a maior parte dessas vagas em cidades do interior. “O programa prevê a criação de 11.500 vagas em cursos de graduação de medicina até 2017. Para residência médica, nós estamos criando mais 12.400 vagas até 2018. Uma coisa importante é que a maior parte dessas vagas está sendo criada em cidades do interior. Esta é uma estratégia fundamental para fixar os médicos na própria região onde são formados”, informou.

RESULTADOS – Dilma Rousseff também falou sobre os impactos do Programa Mais Médicos no atendimento à população. Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde em mais de dois mil municípios que contam com pelo menos um médico do Programa, em janeiro de 2014, as consultas realizadas nos postos de saúde de todo o país tiveram um crescimento de 35% em relação a janeiro de 2013. Já o número de consultas do pré-natal nas unidades básicas de saúde cresceu, no mesmo período, 11%, e número de consultas de diabéticos aumentou em 44,5%. “A conclusão sobre isso é clara. O aumento desses números na atenção básica trouxe impactos positivos na diminuição da mortalidade infantil, da mortalidade materna, da mortalidade de diabéticos e hipertensos”, esclareceu a presidenta.

Ela também enfatizou o avanço na resolubilidade da atenção básica, o que pode ser constatado pela redução de 21% do número de encaminhamentos de pacientes a hospitais. “Quando a gente trata o problema de saúde lá na base, lá no posto de saúde do bairro, a gente trata as doenças no seu início. Assim, você consegue controlá-las e até curá-las, e isso desafoga os hospitais e os serviços de urgência”, explicou a presidenta.

O PROGRAMA – Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores. Para participar da iniciativa, eles recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes.

Além da ampliação imediata da assistência em atenção básica, o Mais Médicos prevê ações estruturantes voltadas à expansão e descentralização da formação médica no Brasil. Até 2018, serão criadas 11,4 mil novas vagas de graduação em medicina e mais de 12 mil novas vagas de residência médica.

Fonte:  www.saude.gov.br