Amanhã (12/03) em Brasília começa a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. O evento, que vai ser realizado até 15 de março, é organizado pelo Ministério da Saúde e tem mais de quatro mil relatos inscritos de todas as regiões do Brasil. Durante quatro dias, cerca de dez mil pessoas entre trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) vão trocar ideias e relatar as ações desenvolvidas nos serviços essenciais de saúde do SUS.

De acordo com o coordenador geral da Mostra Nacional de Atenção Básica, Felipe Cavalcanti, o diferencial desta quarta edição é a troca de experiências pela internet. "Porque a inscrição de experiências foi virtual e houve todo um processo de discussão virtual dessas experiências. A partir dessa discussão virtual, a gente já vê muita mudança de prática, as pessoas olhando o que outras pessoas estão fazendo para inspirar novos fazeres no seu dia a dia. E aí o evento é, digamos assim, um coroamento desse processo onde as pessoas vão se reunir e conversar, conhecer outras formas de fazer, coisas semelhantes para poder adaptar isso e aplicar a sua realidade", explica o coordenador.

As experiências serão apresentadas em três espaços diferenciados da IV Mostra Nacional de Atenção Básica e as cem mais bem avaliadas vão receber diferentes premiações. "Dos relatos que foram inscritos, novecentos mais bem avaliados vão ser apresentados no espaço ciranda de experiências. O quatrocentos e oitenta seguintes vão ser apresentados no que a gente chama de dedos de prosa e tem mais em torno de dois mil relatos que vão ser apresentados nos pontos de encontro. E os relatos premiados aí varia: participar de um programa do canal saúde, chamado canal saúde na estrada,vão participar do que a gente chama de webtv, passagem e diária financiadas para visitar o Sistema Único de Saúde em um outro local para conhecer outras experiências interessantes, vão ser publicadas as experiências na Revista Brasileira de Saúde da Família", complementa Felipe. A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família vai ser realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.


Fonte: 
www.conasems.org.br