Estão abertas as inscrições para 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – Expoepi. Este ano a Mostra acontecerá em Brasília/DF entre os dias 28 e 31 de outubro. Criada em 2001 e promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, o evento tem como principal objetivo difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública. As experiências e trabalhos científicos serão premiados nas diferentes áreas constitutivas da vigilância em saúde, contempladas em três modalidades de participação:
Modalidade I: para premiação das experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS;
Modalidade II: direcionada para a premiação de profissionais de saúde que atuam no SUS e desenvolveram trabalhos técnico-científicos, em nível de pós-graduação, que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública;
Modalidade III: para ações desenvolvidas por movimento social que contribuíram para o aprimoramento da vigilância em saúde.
Por meio de painéis e mesas redondas, os participantes da 14ª Expoepi debaterão as estratégias atuais, as novas ferramentas e os principais desafios para o aprimoramento das ações da vigilância em saúde, com um diálogo qualificado entre gestores, profissionais de saúde e pesquisadores sobre temas relevantes para a vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos de interesse da Saúde Pública.
Novidade
Antecedendo a 14ª Expoepi, serão realizadas, no dia 27 de outubro, oficinas de trabalho com o propósito de contribuir para a organização, implementação ou monitoramento das atividades da vigilância em saúde. Somente os participantes inscritos no evento poderão participar desta atividade. As vagas são limitadas. Os temas que poderão ser escolhidos são:
– Como organizar e utilizar o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).
– Monitoramento rápido de coberturas vacinais.
– Organização do manejo do HIV na atenção Básica.
– Como melhorar a qualidade da informação sobre mortalidade.
– Vigilância da qualidade da água para consumo humano.
– Integração das ações de vigilância em saúde do trabalhador na atenção básica.
– Organização das ações para a eliminação da hanseníase e doenças relacionadas à pobreza.
– Organização das ações de vigilância, prevenção e controle da tuberculose no município.
– Organização da vigilância das violências e acidentes em âmbito municipal.
Acesse www.saude.gov.br/svs e fique por dentro de todas as novidades desta edição.
Fonte: www.conasems.org.br