A diretoria do Conasems se reuniu nesta quarta-feira (18) com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Durante a reunião foi discutido, principalmente, o financiamento da saúde e as perspectivas para o futuro do SUS. O Conasems entregou ao ministro um documento que foi produzido durante o encontro dos diretores em Brasília, também na quarta-feira. 

 

Confira aqui o documento elaborado pela diretoria do Conasems

O ministro afirmou que não há perspectiva de solução para o problema do financiamento, e frente a isso vai centrar esforços na boa qualidade do gasto público. “Queremos gastar melhor os recursos que temos,vamos precisar da colaboração de vocês para chegar nesse nível de gestão”. Para ele a situação é muito grave. “Se não dermos um encaminhamento para as despesas mais acentuadas chegaremos a uma situação insuportável. Precisamos conseguir o controle fiscal”. Barros ainda afirmou que uma opção é replicar bons exemplos de gestão.

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, citou as iniciativas para o aprimoramento da gestão que vem sendo implementadas pelo Conasems, dentre elas um curso de Educação a distancia e uma estratégia de encerramento e acolhimento do gestor na transição da gestão municipal. “A rotatividade de secretários é muito grande. Esperamos 3000 gestores no ano que vêm. Estamos em um processo de capacitação dos secretários de saúde”, afirmou. Mauro também chamou atenção à importância do fechamento de contas no final da gestão. “Como fechar essa conta sem os recursos necessários?”

 

 

O novo ministro destacou a necessidade de saber os reais custos do SUS e afirmou que para isso os sistemas de informação serão prioridade em sua gestão. “Precisamos de integração total das informações, para o acompanhamento dos serviços. Precisamos da eficiência dos dados do Datasus”. 

Fonte: www.conasems.org.br