Nesta segunda-feira (01/07), durante seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta, a presidenta Dilma Rousseff detalhou o projeto que vem sendo estudado pelo governo para levar médicos para trabalharem nas regiões do Brasil que mais precisam desses profissionais.

Ao detalhar os pactos firmados recentemente por ela com governadores e prefeitos, Dilma explicou que o acordo é acelerar os investimentos na área da Saúde, aumentando a construção de hospitais, postos de saúde e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Mas, lembrando que no Brasil existem menos médicos do que em países como Argentina e Uruguai, a presidenta deixou claro que o país vai precisar de mais médicos para trabalhar nessas novas unidades de saúde: “para que tudo isso funcione direito, precisamos de mais médicos em todos os pontos de nosso imenso território, médicos que estejam ao lado do povo todos os dias e todas as horas, especialmente nas regiões mais pobres do país, nas periferias das grandes cidades e no Norte e no Nordeste do país, onde há mais carência de médicos”, disse.

De acordo com a presidenta, o governo está tomando medidas de curto, médio e longo prazo para ampliar o atendimento em saúde com qualidade para toda a população. Entre as principais medidas, está a ampliação de vagas em cursos de medicina. Até 2017, serão criadas 11.447 vagas de graduação e 12.376 vagas de residência médica para estudantes brasileiros.

“Estamos aumentando ainda mais as oportunidades para os jovens que querem estudar medicina ou fazer uma especialização”, explicou a presidenta ponderando que tais medidas demoram em média 6 anos para surtir efeito, geralmente o tempo que o profissional de medicina leva para concluir o curso. “Precisaremos de milhares de médicos somente para as novas UBSs e as novas Unidades de Pronto Atendimento que estamos construindo. Precisamos de medidas imediatas, porque ninguém que está doente tem tempo de esperar”, enfatizou.

A presidenta, porém, deixou claro que os médicos brasileiros terão prioridade total na distribuição e preenchimento de vagas e ressaltou que as vagas não preenchidas por brasileiros serão oferecidas para médicos estrangeiros. “Vamos autorizar a vinda de médicos estrangeiros somente para aqueles lugares onde os médicos brasileiros não se candidatarem, e isso em caráter temporário”, disse.

Além disso, Dilma ressaltou que somente virão trabalhar no Brasil aqueles profissionais formados em instituições de ensino reconhecidas e que apresentem pleno domínio da língua portuguesa. A presidenta disse ainda que todos esses profissionais serão acompanhados e fiscalizados pelo Ministério da Saúde e por faculdades de medicina das universidades federais, além de secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Confira o áudio da entrevista na íntegra:
http://cafe.ebc.com.br/cafe/arquivo/pacto 

Fonte: www.saude.gov.br