BRASIL SORRIDENTE
Programa é reconhecido em cerimônia de 50 anos do Conselho Federal de Odontologia
Em solenidade que comemorou jubileu da entidade, Ministério da Saúde recebeu homenagens pela implantação do programa
Primeira política nacional feita especificamente para tratar de saúde bucal no país, o Brasil Sorridente mudou a realidade do acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além das ações de prevenção e tratamento básico, o programa incluiu no SUS o atendimento especializado e a reabilitação em saúde bucal. Em 10 anos de existência, foram inaugurados 1.000 Centros de Especialidades Odontológicas e atende atualmente 80 milhões de brasileiros.
Tal sucesso foi reconhecido na cerimônia de 50 anos do Conselho Federal de Odontologia realizada nesta terça-feira (9), em Brasília. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, recebeu a Medalha Comemorativa do Jubileu de Ouro do CFO e o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca, foi condecorado com a Comenda de Honra ao Mérito Odontológico Nacional.
Chioro ressaltou os avanços na saúde bucal e destacou o reconhecimento mundial do Brasil. “Sempre que me encontro com ministros e dirigentes de outros países, dirigentes da OPAS e da OMS, por exemplo, e se pensa numa politica publica inclusiva e exitosa se toma como exemplo a saúde bucal brasileira. Nós conseguimos ser um exemplo para o mundo no que diz respeito a garantia do acesso a saúde bucal”, afirmou.
O ministro também ressaltou a importância do momento histórico dos 10 anos do Brasil Sorridente e 50 anos do Conselho Federal de Odontologia. “Uma autarquia federal responsável pela fiscalização e controle de exercício ético e profissional no âmbito dos estados, quando completa 50 anos de existência, são 50 anos de muita luta, engajamento e dedicação pela causa odontológica”, destacou. O CFO trabalha junto aos Conselhos Regionais de Odontologia, em parceria com os profissionais e com a sociedade, e participa da elaboração de projetos de lei e ações na área de saúde bucal.
AVANÇOS – O Brasil Sorridente conta com 23.150 Equipes de Saúde Bucal (ESB) espalhadas em 4.971 municípios, o que corresponde a uma cobertura de 89,2% dos municípios. Os 1.000 Centros de Especialidades Odontológicas implantados estão distribuídos em 808 municípios. Somente em 2013, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão, em todo o país, em recursos destinados às Equipes de Saúde Bucal e também em investimentos nestes centros. O SUS também emprega 30% dos dentistas do país: são 63.584 profissionais atuando na rede pública.
Fonte: www.saude.gov.br