A Secretaria de Estado de Saúde com a contribuição das secretarias municipais de Saúde dos oito municípios prioritários em relação à dengue – Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas – divulga o Boletim de Resposta Coordenada no Monitoramento da Dengue nº 04.

Os dados tem como foco subsidiar – com informações epidemiológicas oficiais do Estado e dos oito municípios – o panorama da doença no período analisado, sendo um instrumento de auxílio para a elaboração de estratégias, ações e interlocuções entre as equipes técnicas.

Levantamento dos dados da semana 4 (29/01) mostra que as notificações de casos de dengue pela Planilha Simplificada somam 1.959, sendo que todos os municípios do Estado informaram os casos suspeitos da doença registrados na última semana epidemiológica (Figura 1).

Não foi registrado nenhum óbito por Dengue nesta Semana.

 A Resposta Coordenada no Monitoramento da Dengue está considerando como fonte de informações de notificações tanto o Sinan quanto a Planilha Simplificada que é enviada semanalmente pelas Secretarias Municipais de Saúde dos oito municípios prioritários.

Os municípios em monitoramento estratégico concentram 54,4% (1.284.735) da população estadual e 62,6% (1.227) dos casos suspeitos da doença, de acordo com a Planilha Simplificada.

MOBILIZAÇÃO
Em relação à Comunicação e Mobilização Social dos oito municípios monitorados, obteve-se informação sobre atividades de mobilização somente em Bonito, Corumbá, Dourados, Jardim e Três Lagoas.
 
LACEN
Segundo informações do LACEN, tanto na capital como nos municípios prioritários o número de sorologia está dentro da normalidade. Neste momento os municípios têm que estar monitorando o vírus circulante através do isolamento viral.
Fonte: www.saude.ms.gov.br