A Secretaria de Estado de Saúde com a contribuição das secretarias municipais de Saúde dos oito municípios prioritários em relação à dengue – Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas – divulga o Boletim de Resposta Coordenada no Monitoramento da Dengue nº 01.
 
Os dados tem como foco subsidiar – com informações epidemiológicas oficiais do Estado e dos oito municípios – o panorama da doença no período analisado, sendo um instrumento de auxílio para a elaboração de estratégias, ações e interlocuções entre as equipes técnicas.
 
Levantamento dos dados da semana 1 (08/01) mostra que as notificações de casos de dengue pela Planilha Simplificada somam 324, sendo que 3 municípios do Estado não informaram os casos suspeitos da doença registrados na última semana epidemiológica (Figura 1).
Não foi registrado nenhum óbito por Dengue nesta Semana.
 
 
A Resposta Coordenada no Monitoramento da Dengue está considerando como fonte de informações de notificações tanto o Sinan quanto a Planilha Simplificada que é enviada semanalmente pelas Secretarias Municipais de Saúde dos oito municípios prioritários.
 
Os municípios em monitoramento estratégico concentram 54,4% (1.284.735) da população estadual e 70,3% (228) dos casos suspeitos da doença, de acordo com a Planilha Simplificada.
 
De acordo com os dados entomológicos do índice de infestação predial (IIP), com base no Levantamento de Infestação Rápido por Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 03 a 08 de janeiro de 2011, os municípios apresentaram situação de alerta (Bonito, Jardim e Três Lagoas) os demais não realizaram o LIRAa (Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados e Ponta Porã).
Em relação aos criadouros predominantes está:
  • em depósitos passiveis de proteção e remoção (lixo e pneus) e em locais de abastecimento de água (caixas d’água, tambores, etc) – Bonito;
  • em depósitos domiciliares (ralos, lajes,vasos de plantas, etc) e em depósitos passiveis de proteção e remoção (lixo e pneus) – Jardim;
  • em depósitos passiveis de proteção e remoção (lixo), em depósitos domiciliares (ralos, lajes,vasos de plantas, etc) e depósitos a nível do solo para armazenamento doméstico – Três Lagoas;
Em relação à Comunicação e Mobilização Social dos oito municípios monitorados, obteve-se informação sobre atividades de mobilização somente em Bonito, Corumbá e Jardim.
Fonte: Site SES/MS