Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul iniciam nesta segunda, dia 12 de abril, a primeira etapa da vacinação contra a Influenza, são 124 mil doses destinadas a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
O Presidente do Cosems MS, Rogério Leite fala da importância da ação “iniciamos mais uma importante etapa, visando a promoção à saúde da nossa população. Sabemos dos desafios vivenciados por cada município, vamos realizar as campanhas simultaneamente, mas a vacinação contra a Covid está sendo um sucesso, tenho a certeza que juntos, conseguiremos conduzir mais essa ação, o Conselho está a disposição de todos”.
Em 2020 o Estado de MS teve 16.784 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave hospitalizados, sendo que 80 foram confirmados para Influenza, sendo 69 de Influenza A, e 11 de Influenza B, e 8 pacientes evoluíram para óbito.
Se a pessoa pertence os grupos prioritários das duas campanhas de vacinação, importante respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses, devendo priorizar a dose de Covid.
Em MS a meta é vacinar 900 mil pessoas, o correspondente a 90% das pessoas que compõem o público-alvo, a expectativa é que o Estado deve receber ao todo um milhão de doses de vacina contra gripe até o fim da
A primeira fase vai de 12 de abril a 10 de maio. A segunda fase será de 11 de maio a 8 de junho e serão vacinados pessoas com mais de 60 anos e professores. A terceira etapa da vacinação será de 09 de junho a 9 de julho e serão vacinados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.
Foto: Airton Raes