O Ministério da Saúde registrou um aumento de 18% no número de mamografias realizadas em Mato Grosso do Sul no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro semestre de 2011. Este ano, 21.229 exames foram realizados, enquanto em 2011 realizou-se 18.042. Na faixa prioritária (50 a 69 anos), foram realizadas 9.657 mamografias, o que representa 20% a mais que no passado, quando foram feitos 8.052 exames.
 
            Mato Grosso do Sul possui 52 mamógrafos para atender a população, além de seis Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), e serviços de oncologia pediátrica e de radioterapia. O aumento na proporção de brasileiras que se submeteram ao exame de mamografia está condicionado à ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama no País.
 
            Em 2012, o Ministério da Saúde investiu R$ 878,3 mil para a realização dessas mamografias, 17% a mais que em 2011, quando foram gastos R$ 750,1 mil, no mesmo período no Estado sul-mato-grossense.
 
            De acordo com o Ministério, estima-se o surgimento de mais de 53 mil novos casos da doença. Buscando ampliar o acesso a exames e tratamentos preventivos, o Ministério tem investido na ampliação da assistência e prevenção do câncer de mama que é uma prioridade do SUS. O câncer de mama é o primeiro tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Fonte: www.saude.ms.gov.br