Encontre sua secretaria de saúde

Notícias

2017-10-30

SEMINÁRIO ESTADUAL DE ATENÇÃO BÁSICA VAI REUNIR MAIS DE 150 PROFISSIONAIS PARA DISCUTIR NOVA PORTARIA

 A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), realiza nesta segunda (30) e terça-feira (31), no auditório de Odontologia da UFMS, o Seminário Estadual de Atenção Básica para discutir a nova portaria que traz novos conceitos da Atenção Básica para o Brasil, como o processo de implantação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Mais de 150 pessoas são esperadas, entre coordenadores municipais de Atenção Básica e coordenadores municipais de Saúde Bucal. O apoiador institucional do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde vai conduzir as discussões. O seminário terá uma metodologia ativa para que proporcione o conhecimento de todo o conteúdo da nova portaria.

No dia 21 de setembro foi publicada uma portaria sobre a nova PNAB, que revoga as normas da portaria de 2011. A revisão do texto também traz mudanças com relação ao prazo de implantação das equipes, à cobertura do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), ao teto populacional e à incorporação do Registro Eletrônico em Saúde, além da criação do perfil de gerente de Unidade Básica de Saúde (UBS).A proposta de atualização da PNAB foi assunto principal entre profissionais da área, pesquisadores, gestores, associações e conselhos de saúde em fóruns, conferências e reuniões e, após dois anos de debate, ainda passou por Consulta Pública antes de ser aprovada.

No dia 31, aproveitando que a primeira semana de novembro é destinada às ações de prevenção do Câncer Bucal, serão apresentadas informações técnicas sobre a doença no Estado.

Resolutividade

O estado do Mato Grosso do Sul apresenta 571 equipes de Saúde da Família  que são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Essas equipes contam também com 544 equipes de Saúde Bucal formadas por cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal. Estas equipes são apoiadas por 61 Núcleos de Apoio à Saúde da Família, composta por várias categorias de profissionais da saúde que tem o objetivo de ampliar a resolutividade da Atenção Básica.

Fonte: www.saude.ms.gov.br

Fale conosco
(67) 3312-1110 / (67) 3312-1108
Endereço
Rua Joel Dibo, 267 - 2º Andar I Campo Grande - MS
Deselvolvido por: Ideiasweb