Encontre sua secretaria de saúde

Notícias

2018-05-28

CONASEMS LANÇA PROJETO AEDES NA MIRA

Face às epidemias cíclicas de dengue, chikungunya, zika e outras arboviroses, e diante da quantidade cada vez mais crescente de municípios infestados pelo Aedes aegypti, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), elaborou um projeto para o enfrentamento dessas doenças e principalmente no combate do seu vetor: o Aedes.

Assim, nasceu o projeto Aedes na Mira que tem como objeto, a disponibilização de capacitação para tutores e de ferramentas educacionais semipresenciais na modalidade de Educação à Distância (EAD) para gestores e profissionais de saúde dos municípios.

Para a execução desse projeto, o CONASEMS conta com o apoio financeiro do Ministério da Saúde, realizado por meio de convênio com a SVS e com as parcerias do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), e da Associação Brasileira de Profissionais de Entomologia de Campo (ProEpi).

Na ausência de vacina eficaz e tratamento específico, a luta contra essas arboviroses é uma luta da saúde pública de todo o país e exige dos diversos entes federados o desenvolvimento de estratégias e ações dirigidas ao seu enfrentamento.

A ocorrência de casos de grande transcendência, como a microcefalia e os óbitos decorridos das arboviroses, e o comportamento explosivo das referidas doenças reforçam a necessidade de preparação oportuna e resposta imediata por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) na prevenção, controle e manejo dos casos.

A melhor maneira de se combater as arboviroses – que sazonalmente ameaçam o país com epidemias que atingem centenas de milhares de pessoas – é por intermédio da difusão do conhecimento científico e prático de como enfrentá-las.

 

FERRAMENTAS

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social (IPADS) será responsável pela formulação e pelo desenvolvimento de três ferramentas de ensino que visam o fortalecimento da integração de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, na modalidade a distância (EAD), dirigidas aos gestores e aos profissionais de saúde de nível médio/elementar e superior para todos os municípios do Brasil.

Na modalidade presencial será oferecida uma capacitação dirigida à formação de tutores que apoiarão os alunos das ferramentas de EAD ofertadas de forma descentralizada nas cinco regiões do país.

Associação Brasileira de Profissionais de Entomologia de Campo (ProEpi), por sua vez, desenvolverá duas ferramentas EAD autoinstrutivas: uma de Vigilância em Saúde Pública e outra de Entomologia Aplicada à Saúde Pública, que ficarão disponíveis, de forma permanente na internet, servindo de apoio aos profissionais de saúde e ao público em geral.

Caberá também à ProEpi a formulação de uma capacitação semipresencial de Entomologia Prática Aplicada à Saúde Pública, direcionada aos profissionais de saúde que serão referência no âmbito dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde nos Estados – COSEMS.

Confira o cronograma previsto:

Fonte: www.conasems.org.br

 

Fale conosco
(67) 3312-1110 / (67) 3312-1108
Endereço
Rua Joel Dibo, 267 - 2º Andar I Campo Grande - MS
Deselvolvido por: Ideiasweb