Encontre sua secretaria de saúde

Notícias

2016-03-04

ADIADA VOTAÇÃO DA PEC 01

 O futuro do financiamento do Sistema Único de Saúde continua incerto. A votação da PEC 01 foi adiada por uma semana após intensa negociação entre a liderança do Governo e os parlamentares em defesa do projeto Saúde + Dez. 

Ao longo do dia na Câmara dos Deputados houve grande mobilização de secretários, conselhos e parlamentares para sensibilizar algumas lideranças partidárias que ainda estavam sem posicionamento claro sobre a PEC 1. 

Alguns partidos se mostraram divididos sobre o Projeto. No caso do PT e PMDB contam com deputados declaradamente a favor e contra. É necessário um quórum de 257 parlamentares para abrir a sessão do plenário e 308 deputados votando sim na PEC 1 para que seja aprovada, em dois turnos.

Na noite de quarta-feira (2), o quórum de parlamentares era suficiente para votação da PEC, mas por conta de forte articulação do líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT- Ceará), com outros líderes a pauta foi adiada.

De acordo com o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, que esteve presente durante a sessão, o cenário está positivo. “Foi um bom encaminhamento das lideranças com Eduardo Cunha. Vamos continuar na luta pressionando os deputados até a aprovação. Precisamos que cada secretário faça um cerco junto aos deputados de sua região até terça-feira (8).”

A relatora da PEC 01, deputada Carmen Zanotto defendeu que o governo, os deputados e a sociedade como um todo precisam ser convencidos de que recursos destinados à saúde não são gastos, mas investimentos ao país. “Estamos trabalhando muito com todos os líderes. Aprovar essa PEC é essencial para corrigir o erro cometido quando aprovamos a emenda constitucional do orçamento impositivo que definia uma nova base de cálculo e ampliou o subfinanciamento da saúde”. O deputado Vanderlei Macris, criador da PEC, ressaltou que “com a aprovação do Saúde +10, o SUS que está agonizando poderá respirar.”

Fonte: www.conasems.org.br

Fale conosco
(67) 3312-1110 / (67) 3312-1108
Endereço
Rua Joel Dibo, 267 - 2º Andar I Campo Grande - MS
Deselvolvido por: Ideiasweb